Log in

'Quiosques verdes': Climate tech firma parceria com a Orla Rio para fornecer energia solar aos estabelecimentos

Quiosque abastecido por energia limpa Foto: Divulgação Quiosque abastecido por energia limpa

Nextron Energia visa promover a sustentabilidade e trazer economia para os proprietários dos quiosques localizados na orla carioca

Nextron, primeira climate tech do país com o propósito de democratizar o acesso à energia limpa para todos os brasileiros, firma parceria inédita com a Orla Rio, concessionária responsável pela operação e manutenção dos quiosques da orla do Rio de Janeiro (RJ). Intitulado como projeto Solis, a parceria visa disponibilizar o acesso à energia sustentável para os operadores desses estabelecimentos em toda a orla carioca.

Atualmente, 50 quiosques, administrados pela Orla Rio, já estão sendo abastecidos com energia renovável e se tornaram mais sustentáveis. Porém, de acordo com Ivo O. Pitanguy, CEO e fundador da Nextron, a expectativa é que até julho, mais de 60%, dos 309 quiosques, localizados entre as praias do Leme e Pontal façam a adesão ao projeto. “A nossa missão é facilitar o acesso à energia solar para os quiosques de forma simples, transparente e segura”, completa.

Ainda segundo o empreendedor, a ação conjunta entre a climate tech e a Orla Rio simboliza um passo relevante para a cidade do Rio de Janeiro rumo à sustentabilidade. “Dados internos nos mostram que após os 309 quiosques atendidos, mais de 6 milhões de CO2 deixarão de ser emitidas mensalmente, equivalente a 3.542.329 árvores que serão salvas e 2.772.257,18 litros de combustíveis evitados", destaca.

Além do auxílio ao planeta, a iniciativa também tem como objetivo impactar positivamente o bolso dos proprietários dos quiosques, que hoje possuem contas de energias elevadas devido às longas jornadas de trabalho e o fato de não contar com acesso à gás. “Esse cenário implica no fato de que todos os equipamentos da cozinha sejam operados via eletricidade, gerando ainda mais custo para os empreendedores”, ressalta o CEO da Nextron

De acordo com João Marcello Barreto, presidente da Orla Rio, a parceria reforça a importância da concessionária com a sustentabilidade da capital fluminense. “Queremos, cada vez mais, apresentar para a sociedade projetos sustentáveis e propagar questões relacionadas ao meio ambiente, envolvendo a comunidade ao redor”, comenta.

Nos últimos anos, a Orla Rio vem implementando programas de ESG (Environmental, social and corporate governance) em sua cultura. E vem apresentando iniciativas que incentivam a economia circular, sendo um deles o Recicla Orla, juntamente com a empresa Hive, que promove a educação ambiental com relação ao descarte correto e a gestão de resíduos recicláveis. Além disso, a empresa conta com alguns quiosques ‘Lixo Zero’, que destinam mais de 90% do lixo, recolhido no quiosque, de volta para a cadeia de forma correta. 

Tecnologia de ponta

Para usufruir de todo esse potencial, a Nextron aposta no uso de sua solução proprietária, que permite oferecer um serviço mais simples e personalizado para a experiência dos usuários, tanto no processo de adesão quanto no portal dedicado ao cliente. Desta forma, a climate tech firma contrato com usinas solares - que atuam num modelo de geração compartilhada - e os conecta aos quiosques dispostos a migrar o seu consumo de energia para a chamada ‘economia verde’. De modo simplificado, trata-se de uma portabilidade da conta de energia, com o empresário passando a pagar a fatura diretamente para a Nextron.

“Já operamos em sete estados brasileiros, desde o lançamento no Rio de Janeiro em 2022. Nosso maior objetivo é democratizar o acesso à energia limpa por todo o Brasil, seja para pequenos e médios empreendimentos como para as pessoas físicas”, explica Pitanguy.

Por não ser necessária a instalação dos painéis solares em todos os quiosques, a corporação conectou uma usina solar localizada em Vassouras (RJ) para atender a demanda prevista pela parceria.

 

Sobre a Nextron 

Primeira climate tech do Brasil, a Nextron Energia tem o propósito de democratizar o acesso dos brasileiros às fontes de energia sustentável. Atuando como um marketplace, a marca usa a tecnologia a seu favor para disponibilizar um serviço de assinatura personalizado de acordo com o consumo de seus clientes, oferecendo uma economia de até 15% na conta de luz e experiência 100% fluída. Com sua plataforma simples, segura e totalmente digital, a marca projeta expandir suas operações para todo o território nacional em 2023. 

Sobre a Orla Rio
A Orla Rio é a concessionária responsável por administrar e revitalizar os 309 quiosques e 27 postos de salvamento da orla marítima carioca. Até 2018, a concessionária investiu mais de 133 milhões de reais em obras para proporcionar aos cariocas e turistas uma nova experiência de consumo à beira-mar, com diversas opções de gastronomia, deixando um importante legado para a cidade. Mais informações: www.orlario.com.vc.

Última modificação emQuarta, 17 Mai 2023 14:44

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.