Log in

Saiba quantos dias você deve passar em Paris para conhecer a capital francesa

O Palácio de Versalhes está localizado no sudoeste de Paris e é considerado Património Mundial da UNESCO Reprodução/Pexels O Palácio de Versalhes está localizado no sudoeste de Paris e é considerado Património Mundial da UNESCO

Historiadora da arte e guia Helena Ribeiro comenta quais passeios o turista não pode deixar fazer na cidade sede das olimpíadas de 2024

Paris é um destino muito procurado para viajar, principalmente na alta temporada que é nos meses de junho até setembro. A capital francesa oferece muitos passeios e com tantas opções é difícil saber quantos dias é necessário permanecer em Paris para conhecer a capital. Neste ano de Olimpíadas, estima-se que 11 milhões de visitantes cheguem à cidade durante os jogos.

De acordo com Helena Ribeiro, historiadora e guia credenciada pelo Ministério da Cultura da França, que mora em Paris desde 2011, é recomendável permanecer no mínimo sete dias na capital francesa para conhecer os principais pontos turísticos da cidade.

A especialista listou oito passeios que os turistas não podem deixar de fazer (veja a lista abaixo), e comenta o que esperar da capital francesa. “Paris é uma cidade muito cosmopolita, tem muita arte, moda, gastronomia e cultura e monumentos. O visitante precisa dar atenção aos pequenos detalhes e na história da capital, isso aumenta a bagagem cultural e enriquece a formação pessoal das pessoas”, ressalta a historiadora, Helena Ribeiro. 

Principais passeios para aproveitar em Paris: 

Champs-Élysées 

Parece clichê, mas andar pela avenida mais famosa de Paris é sentir a essência dos franceses. O local é repleto de cafeterias, restaurantes e lojas de luxo com o melhor da moda. Aliás, considera-se Paris a capital da moda e o visitante pode conhecer as novas tendências bem de perto e andar por toda a avenida. 

Torre Eiffel

A Torre Eiffel é um ícone muito significativo para os franceses e não dá para ir a Paris sem passar por lá. O projeto e a construção são do engenheiro francês Gustave Eiffel para a Exposição Universal, em 1889. A criação da torre foi para celebrar o centenário da Revolução Francesa. 

O monumento recebeu no ano passado mais de 6 milhões de visitantes. Os turistas podem se deslocar pela torre de elevador ou escada, pode conhecer os bares, restaurantes e até lojas de lembranças que tem por lá. É possível contemplar uma bela paisagem e visualizar toda a cidade no alto da torre e vários monumentos da cidade. 

Museu d’Orsay

Esse museu abriga pinturas, esculturas e arte ocidental do período compreendido entre 1848 e 1914. Os turistas podem ter uma verdadeira aula de história da arte e conhecer pintores como: Van Gogh, Monet, Renoir, Degas, Gauguin e muitos outros. Reserve algumas boas horas.

Museu do Louvre

Ao visitar Paris e não ver a Monalisa, o visitante está excluindo uma das mais belas experiências que o Museu do Louvre proporciona. Apesar das filas imensas, vale conferir de  perto a obra pintada por Leonardo da Vinci entre os anos de 1503 e 1506. A pintura traz o olhar sereno de uma mulher em perfil e um sorriso tímido. O Louvre hospeda ainda outras obras de arte, esculturas, estátuas e artefatos. A dica de ouro aqui é chegar cedo e comprar os ingressos antecipadamente. 

Rio Sena 

O rio Sena é um passeio recomendado para famílias e casais. É possível encontrar opções de cruzeiros para apreciar uma vista magnífica de Paris e muitos barcos oferecem almoços, jantares e até música. Aqui também é aconselhável reservar com algumas horas de antecedência e ficar atento aos valores. 

Versalhes                                                                                                                                                               

O Palácio de Versalhes está localizado no sudoeste de Paris e é considerado Património Mundial da UNESCO. No local, existem mais de 2300 aposentos como a famosa Sala dos Espelhos e o grande apartamento do rei e rainha. Além disso, o visitante pode tirar ótimas fotos no belíssimo e famoso jardim de Versalhes. 

Ladurée

A famosa confeitaria de Paris, conhecida por vender deliciosos macarons (mini bolos) de vários sabores, é um destino gastronômico perfeito. A marca ainda vende bolos maravilhosos que encantam quem passa na vitrine. Além disso, a Ladurée tem perfumes, maquiagens e até chás. 

Passar pela confeitaria tem se tornado um item especial na lista de viagens de muitos turistas. O local abriga uma rica decoração, com piso de mármore preto e branco neoclássico, que rende fotos maravilhosas para os visitantes. 

Jardins de Luxemburgo 

Os Jardins de Luxemburgo são ótimos  para caminhar e fazer um piquenique. Quem desejar pode fazer uma visita guiada no parque que possui uma série de atividades para todos os gostos e idades como museus, playgrounds e quadras esportivas. 

 

Sobre Helena Ribeiro: Saiu do Brasil em 2011 para fazer um mestrado em Estudos Teatrais em Paris mas no meio do caminho se apaixonou pela história da Arte e resolveu deixar os palcos para trás. Se formou em História da Arte pela Universidade Paris Sorbonne e trabalha como guia para brasileiros em Paris! Fundou a empresa Viva Paris e compartilha com os turistas todo seu amor e entusiasmo pela cidade luz. Propõe visitas guiadas nos principais museus de Paris: Museu do Louvre, Museu d’Orsay, Museu Rodin e outros lugares incríveis que você não pode deixar de conhecer. Além disso, trabalha como consultora de viagem para quem está organizando sua viagem para a cidade do amor!

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Banner 468 x 60 px