Log in

Trabalho sem fronteiras: nômades digitais brasileiros buscam cada vez mais a Espanha como destino

Trabalho sem fronteiras: nômades digitais brasileiros buscam cada vez mais a Espanha como destino Foto: Freepik

Visto especial, fácil acesso para outros países e qualidade de vida estão entre os principais atrativos

Trabalhar como nômade digital atrai muitas pessoas, especialmente pelos benefícios como liberdade geográfica, possibilidade de equilibrar os afazeres  e a vida pessoal, algo que a rotina convencional de um emprego 100% presencial muitas vezes não proporciona. “A Espanha tem sido um destino muito procurado entre essa categoria de profissionais, a busca por esse tipo de visto está aumentando gradativamente, principalmente pela facilidade dos trâmites burocráticos e a legislação de visto favorável, que entrou em vigor no final de 2022. De janeiro de 2023 até o momento, nós recebemos 375 pedidos de visto nessa modalidade e a expectativa é que esse número dobre até o final deste ano”, comenta Renata Barbalho, CEO da Espanha Fácil, assessoria de imigração e prestação de serviços para brasileiros na Espanha.

Segundo o VisaGuide.Word, guia que reúne informações online sobre vistos em todo o mundo, a Espanha é o melhor país para nômades digitais, com uma pontuação de 4,50 de 5. O levantamento leva em consideração alguns aspectos importantes para esses profissionais, tais como custo de vida em euros, score de saúde global, disponibilidade ativa de visto e velocidade de internet.

Segundo Renata, no país, os teletrabalhadores internacionais têm acesso a um visto especial: “existem duas possibilidades para que os brasileiros solicitem o documento nessa categoria, a primeira é requerer o documento no consulado da Espanha no Brasil, a segunda é, caso o profissional já esteja na Espanha, com um visto de turista, ele pode solicitar o pedido de residência como nômade digital, neste caso, será válido por três anos e renovável para mais dois”. A profissional comenta ainda: “a nossa taxa de sucesso para esse tipo de serviços é alta. Dos clientes que solicitam esse visto com a gente, 240 são homens e 135 são mulheres”, finaliza. 

A especialista destaca outros pontos atrativos para os brasileiros que pretendem embarcar nessa experiência, confira:

Burocracia simplificada: além da facilidade ao visto, a Espanha tem buscado simplificar os trâmites para a conquista do documento para os nômades digitais, facilitando os processos de registro, abertura de conta bancária e acessos básicos, como à internet e à saúde. “Entre os requisitos para participar do processo está a renda disponível de € 2.646 ao mês, trabalhar por pelo menos três meses e ter três anos de experiência no mercado profissional do segmento atual e apresentar a certificação de autorização para trabalhar home office”, comenta Renata.

Facilidade para conhecer outros países: a Espanha é o segundo maior país da Europa Ocidental e possui uma localização que facilita a visita para outros destinos, como França, Portugal e Marrocos.

Qualidade de vida: o país proporciona um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional, pois oferece uma vasta oferta cultural, um clima agradável e uma culinária mediterrânea, conhecida como uma das rotinas alimentares mais saudáveis do mundo, com um cardápio variado, que inclui frutas, peixes, azeite e vegetais.

Sobre a Espanha Fácil

A Espanha Fácil é uma assessoria de imigração e prestação de serviços para brasileiros na Espanha fundada em 2007, por Renata Barbalho, CEO da marca. Sua relação com a Espanha começou em outubro de 2005, quando viajou com visto de estudante para cursar mestrado em Auditoria e Análise Empresarial na Universidade Complutense de Madrid, se apaixonou pelo país e prolongou a sua estadia. Após concluir o curso, começou a trabalhar em uma grande empresa de auditoria financeira. Durante a sua atuação, muitos amigos que moravam no Brasil passaram a procurá-la, pedindo dicas e ajuda para resolver os trâmites de imigração, ela enxergou uma oportunidade de negócios e deixou o emprego para empreender. Hoje a empresa oferece 147 serviços para brasileiros e possui 52 colaboradores. A Espanha Fácil faturou R$24 milhões em 2023 e pretende dobrar o faturamento este ano.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Banner 468 x 60 px