Log in

Virada Cultural de Belo Horizonte abre seleção de propostas para a edição de 2024

Virada Cultural Foto @lettsousa Virada Cultural

A Virada Cultural de Belo Horizonte, um dos eventos mais esperados e democráticos da cidade, abre inscrições para seleção de propostas artísticas e culturais para compor a programação da 9ª edição, que acontecerá nos dias 24 e 25 de agosto de 2024. As inscrições para o chamamento público podem ser feitas até 25 de junho. As propostas devem ser enviadas pelo formulário disponível no endereço eletrônico: portalbelohorizonte.com.br/virada, no qual também poderá ser acessado o regulamento de participação. A realização é da Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto João Ayres. 


Neste ano, a Virada Cultural vai selecionar no mínimo 90 atrações voltadas para todos os públicos e faixas etárias. Podem se inscrever pessoas físicas, jurídicas e cooperativas artísticas de Belo Horizonte e Região Metropolitana. O chamamento público prevê a apresentação de propostas para uma variedade de manifestações culturais e linguagens artísticas, no campo das artes cênicas e visuais, audiovisual, games, lazer, tecnologia, bem-estar e saúde, cultura popular, feiras, gastronomia, literatura, moda, design, música, intervenções e instalações urbanas.

 

Eliane Parreiras, Secretária Municipal de Cultura, destaca que a Virada Cultural, além de ser um evento marcado pela diversidade, é, sobretudo, uma importante política pública desenvolvida pelo município. "A Virada é um compromisso da Prefeitura de Belo Horizonte com a cultura, os artistas e o público local. Caracterizada por sua singularidade, oferece atrações gratuitas em diversos espaços urbanos durante 24 horas seguidas. Este evento faz parte de uma série de projetos da Prefeitura, que valorizam o Hipercentro de Belo Horizonte, promovendo o encontro e a conexão afetiva entre as pessoas por meio de experiências artísticas, esportivas e de lazer", afirma a secretária.

 

Chamamento Público 


As propostas para a 9ª edição da Virada Cultural serão avaliadas por uma comissão paritária, com 12 representantes do poder público e 12 pessoas da sociedade civil, em conjunto com a equipe de coordenação do evento. Os artistas poderão submeter mais de uma proposta à comissão, que selecionará uma dentre as analisadas. São critérios de seleção: originalidade da proposta; relevância sociocultural na RMBH; adequação ao formato e ao conceito do evento; equidade na distribuição de áreas e subáreas (artísticas, culturais, de bem-estar, entre outras); e adequação técnica e estrutural. Os resultados serão divulgados por meio dos canais oficiais de comunicação on-line da Virada Cultural.

 

Sobre a Virada Cultural

 

A Virada Cultural de Belo Horizonte 2024 convida o público a vivenciar o Hipercentro de Belo Horizonte em uma imersão de 24 horas de programação cultural diversa. O evento já está consolidado na agenda da cidade e valoriza a produção artística local. Além disso, ele fortalece a economia criativa na cidade e contribui para a difusão e democratização do acesso à cultura, pilares da política pública desenvolvida pela PBH. A Virada Cultural é um dos mais importantes festivais do município. Sua programação gratuita contempla diversas linguagens artísticas, tais como artes cênicas, visuais e plásticas, cultura popular, literatura, moda, design e música, entre outras. 

 

 

SERVIÇO

Chamamento Público para Artistas e Agentes Culturais participarem da 9ª Virada Cultural de Belo Horizonte

Período de envio das propostas: 19 até 25 de junho

Acesso ao regulamento e formulário: portalbelohorizonte.com.br/virada 

 

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Banner 468 x 60 px